Como usar carta de consórcio para comprar meu imóvel

O sonho comum de muitos brasileiros geralmente é conquistar o seu próprio imóvel porém, muitas pessoas não possuem recursos financeiros para comprar uma casa, ou apartamento à vista. Dessa forma a carta de consórcio, ou carta de crédito, pode ser uma opção fundamental para transformar esse sonho em realidade.

O consórcio por si só, já uma opção muito conhecida nesse segmento imobiliário, sendo uma alterativa bem incessante para quem não consegue juntar uma quantia grade em dinheiro e ainda quer realizar o sonho da casa própria.

A carta de crédito é um documento que tem o valor do bem correspondente àquele consórcio, ou seja, se você entrou em um consórcio imobiliário, a carta de crédito é equivalente ao custo de compra de uma casa, apartamento, terreno ou do tipo de propriedade que foi estabelecido no contato de adesão. É uma espécie de “vale-compra” em sua mão. Ou seja é um documento de valor agregado utilizada em aquisições de alto custo. Mas aqui vale um destaque: a carta só poderá ser utilizada na compra de bens de igual natureza ao seu grupo de consórcio.

Para que você consiga obter a carta de crédito, é necessário estar com documentação e valores em dia com as prestações do consórcio, visto que a maioria das administradoras só permite que os clientes participem de sorteios ou deem lances quando estão adimplentes. Por isso, é fundamental que você avalie o seu orçamento e veja se as parcelas cabem no seu bolso.

Depois, você precisa ser contemplado e, basicamente, existem duas maneiras de fazer com que isso aconteça. A mais comum é por meio do sorteio mensal, mas essa é uma opção que depende da sua sorte e pode acontecer em pouco tempo, assim como pode demorar bastante. A outra forma é juntar um montante de dinheiro e dar um lance.