Em tempos de isolamento social, por conta do avanço da pandemia de coronavírus, as famílias que contam com crianças em casa estão precisando se reinventar para mantê-los em atividade.
É hora de dar atenção aos filhos pequenos, aproveitar a convivência e entrar na brincadeira com eles. Criar jogos lúdicos e educativos, explorando ao máximo a imensa energia que eles têm, é a melhor solução.
Organização
Ter uma rotina organizada é a chave do sucesso. Por exemplo, dedicar a manhã para entreter as crianças com jogos manuais, como peças de montar. À tarde, brincadeiras mais físicas, que exijam mais atenção e tempo. O importante é não ficar parado!
É preciso deixar um pouco de lado os eletrônicos, restringindo o seu tempo de uso.
Brincar de caça ao tesouro, fazer brinquedos com materiais reciclados, massinha caseira e pintura, estão entre as dicas.
Relacionamento
A fase de confinamento pode ser uma ótima oportunidade para ampliar os laços familiares. No dia a dia da escola, conseguimos perceber quando as crianças estão enfrentando dificuldades de lidar com frustrações, com respostas negativas e até com os relacionamentos com os colegas. Quem sabe não seja este o momento de os pais aproveitarem essa proximidade e trabalhar esse convívio com seus filhos, criando mais laços afetivos?
Trouxemos também algumas atividades para fazer em casa com seus filhos:
- Contação de Histórias
Desenvolve a criatividade e o lado lúdico. Podem ser histórias já conhecidas ou do folclore brasileiro. Também pode ser uma trama vista nos desenhos animados da TV. Uma dica é deixar os próprios filhos criarem os contos, aliados com a dramatização das crianças.
- Acampamento na Selva
Pode ser feito no quintal ou na sala. Deve ser usado um lençol entre duas cadeiras, por exemplo. Desenvolva o espírito aventureiro de seu filho. Você deve criar um cenário de floresta, utilizando vasos com plantas para ajudar a aflorar a criatividade.
- Caça ao Tesouro
Estimula a curiosidade e aproximação da criança com a natureza. Esconda livros, brinquedos e objetos de valor emocional para o seu filho. Livros, assim que forem achados, podem virar uma outra brincadeira: contações de história. Não esconda os objetos em espaços da casa pouco frequentados pelas crianças. Também dê dicas de como achá-los durante o jogo. - Gato Mia
Uma brincadeira tradicional que não deve ser confundida com Cabra Cega. Coloque uma venda nos olhos da criança escolhida. O vendado deve procurar pelas pessoas que estão ao redor. Assim que a criança encostar em uma delas, o escolhido deve miar. Se o vendado acertar o nome do “gato” escolhido, o jogo recomeça com o descoberto usando a venda.