Se você está em busca de um lugar para morar, é preciso atentar para alguns detalhes além da localização, número de vagas na garagem e estrutura da área de lazer. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para alugar imóvel para garantir uma experiência mais tranquila e segura no futuro:
1. Vistoria
Primeiro de tudo, é fundamental realizar uma vistoria minuciosa no espaço que você pretende alugar. Isso porque, por mais que o proprietário informe que foram realizadas reformas há pouco tempo, alguns problemas no sistema elétrico ou hidráulico podem estar “maquiados”.
Por conta disso, uma das dicas para alugar imóvel mais importantes é verificar o espaço com um profissional especializado. Dessa maneira, você poderá ter a certeza de que o seu novo lar não está apenas com a pintura em dia.
Durante a visita, é bom analisar também se a casa ou o apartamento já possui armários suficientes ou se será necessário investir nesse tipo de mobília. Em todo caso, leve uma fita métrica para examinar se o que você pretende levar para lá cabe no espaço.
2. Iluminação
Quando se pensa em como escolher imóvel para alugar é preciso lembrar de analisar também a iluminação do espaço. Imprescindível saber em que período do dia o apartamento ou a casa recebe a incidência do sol – ou se o lugar é escuro permanentemente. Para isso, o ideal é visitá-lo em diferentes horários.
A entrada de luz natural é essencial para uma vida mais saudável, mas também representa uma economia na conta de energia elétrica. No entanto, caso haja a incidência de muito sol em determinado ponto do ambiente, você deve escolher os móveis com cautela.
Com o passar do tempo a luz solar pode danificar materiais como a madeira, por exemplo. Para evitar esse tipo de problema, é possível optar por cortinas que protejam o cômodo de maneira e ainda dar um toque a mais na decoração.
3. Contas atrasadas
É de extrema importância verificar se existe algum IPTU atrasado ou taxas condominiais não quitadas antes de alugar um imóvel. Você deve saber que o pagamento do IPTU é de responsabilidade do proprietário, assim como o condomínio deve ser pago pelo locatário. Porém, essas e outras taxas podem ser negociadas entre ambas as partes, desde que isso esteja determinado em contrato.
Leia bem o documento antes de fechar negócio e, para maior garantia, conte com a ajuda de uma imobiliária para dar atenção a pormenores que podem passar despercebidos em razão da sua falta de experiência. Como escolher imóvel para alugar não é uma tarefa tão fácil, contar com suporte especializado pode facilitar bastante.
4. Reformas
Por mais que você tenha encontrado o imóvel ideal, pode ser que algumas reformas precisem ser realizadas para atender às suas necessidades. Vale lembrar que qualquer mudança estrutural que você deseje fazer em um imóvel alugado deve ser solicitada previamente ao proprietário. Porém, é possível executar pequenas reformas sem que seja preciso derrubar paredes.