Presente mais do que nunca no desejo de muitos, a varanda funciona como um espaço social dentro do apartamento e é considerada o “quintal” do lar. Confira suas vantagens:
1. Sensação de amplitude
Ter um espaço aberto integrado ao apartamento confere sensação de maior amplitude ao imóvel. Desse modo, até moradias compactas, com pequena metragem, parecem ser maiores. A entrada da luminosidade na residência é mais um ganho nos apartamentos com varanda.
Além de deixar a parte interna mais clara, a varanda tende a reduzir o risco do aparecimento de umidade. Também ajuda a diminuir a despesa com a conta de energia, por permitir maior aproveitamento da luz natural e, consequentemente, menos lâmpadas acesas durante o dia.
2. Ventilação
A varanda promove a circulação do ar para dentro do apartamento, de modo que os cômodos ficam bem ventilados. Os ambientes são mais frescos, já que a abertura para a sacada é bem maior do que uma janela. Essa configuração intensifica a ventilação e aumenta o conforto térmico, especialmente nos dias mais quentes. O resultado é a menor necessidade de usar ventilador e ar-condicionado.
3. Agrega valor ao apartamento
Como a varanda está consolidada como tendência que chegou para ficar, imóveis com esse diferencial são mais atrativos do que os demais. Essa atratividade agrega valor, na medida em que o imóvel tem maior visibilidade diante do mercado imobiliário.
Quando disponibilizados para venda ou locação, apartamentos com terraço costumam apresentar mais interessados que os demais. Isso porque espaços privativos para convivência e conforto são bastante cobiçados nos dias atuais.
4. Possibilita cultivo de uma mini horta
Ter um recanto verde, com direito ao cultivo de hortaliças e temperos, está entre os privilégios de quem opta por um apartamento com varanda. O fato de a área aberta receber luz do sol permite escolher variedades que não sobreviveriam em ambientes fechados.