Tendências para moradia no futuro

Vamos falar um pouco sobre o mercado imobiliário no futuro?
Com a pandemia, todos os setores sofreram mudanças, inclusive o setor imobiliário. As casas que eram comumente usadas para descanso e lazer, se tornaram ambientes de trabalho e estudo. Por esse motivo as empresas estão tendo que inovar para atender as expectativas dos consumidores

O Projeto Moradia no Mundo Pós Pandemia, enumerou três tendências de habitação impulsionadas pela Covid-19, que podem acontecer entre 5 ou 10 anos aproximadamente.

1️⃣ Coliving – Os Colivings são espaços de moradia compartilhada onde diferentes pessoas dividem o local, podendo esse ser uma casa ou um apartamento. Nos ambientes de coliving, as pessoas têm o seu próprio quarto mas compartilham os outros ambientes da casa, como cozinha, sala e varanda. Como o ser humano é um ser de comunidade, essa tendência tem se tornado cada vez mais presente, principalmente após a pandemia do covid-19.

2️⃣ Multi-family Properties – Também podendo ser chamado de multifamília, é um complexo de apartamentos ou casas onde todas as unidades dos imóveis estão sob controle de um único individuo ou uma única empresa, ou seja uma escritura e são legalmente tratadas como um imóvel único. Todos os outros moradores que vivem nesse complexo são tratados como inquilinos, e assim todas as decisões necessárias depende do proprietário pois ele tem o controle geral, diferente de um condomínio comum onde as ações são tratadas em conjunto.

Como o controle em uma multifamily property é centralizado, toda a operação de locação pode ser tocada como um negócio profissional, tornando esse mercado muito mais adequado à captação de investidores.

3️⃣ Moradia como serviço – Funciona como um Uber ou Netflix. A empresa oferece moradia por demanda através de uma plataforma 100% digital. Por meio dela, o usuário tem acesso a imóveis mobiliados e a serviços como limpeza semanal entre outros serviços.