Viver no campo, rodeado pela natureza é um sonho de muita gente. Mas na hora de comprar um imóvel rural, o que deve ser observado? Citamos aqui os principais pontos que você precisa avaliar antes de fechar negócio:
TOPOGRAFIA – A topografia do terreno baseia-se na área útil disponível para realizar benfeitorias. Quanto mais delinear e sem muitos pontos acidentados mais valorizado será o imóvel em questão. Quanto mais área útil, maior o preço.
LOCALIZAÇÃO – A localização do imóvel também é primordial e diretamente relacionada ao preço, com exceção de Condomínios e Loteamentos que tendem a oferecer um preço segmentado. Áreas rurais com aproveitamento de no mínimo 70%, próximo a estradas municipais também tendem a ter uma valorização interessante.
ACESSO – A quem adore aquela estradinha de terra, que atrai muitos amantes da vida rural. Porém, a verdade é certa: quanto mais próximo do asfalto, mais atrativo fica. Então imóveis mais próximos a rodovias e estradas asfaltadas são relativamente mais valorizados.
DOCUMENTAÇÃO – Embora mais “caros”, imóveis com escritura registrada, com documentação em dia, são a melhor opção para aquisição, evitando prazos longos para retificação.
INFRAESTRUTURA – Água encanada? Imóveis rurais dificilmente contam com essas instalações, e quando possuírem são mais valorizados. Água encanada e poço artesiano valorizam o imóvel.