Em um consórcio todos os integrantes do grupo que realizarem o pagamento em dia receberão sua carta de crédito em algum momento, mesmo que seja apenas no encerramento do grupo. Quem é contemplado, seja nos sorteios das assembleias ou por meio de lances, tem acesso antecipado ao documento que viabiliza a aquisição.
Para que o consórcio funcione de maneira correta e fluida é necessário que todos os consorciados honrem seus pagamentos até o fim, para que o dinheiro reunido seja suficiente para a compra do bem de todos os integrantes.
No entanto, existe a opção de fazer a quitação do consórcio de forma antecipada! As regras para fazer isso variam de acordo com a administradora e com o que foi estabelecido em contrato, mas geralmente são três: de maneira direta, quando as parcelas serão quitadas a partir daquela com vencimento mais próximo, indireta, na qual a quitação começa pelas parcelas com último vencimento, ou diluída nas parcelas, onde a quantia abatida diminuirá o valor a ser pago pelas prestações restantes
Agora que você já conhece as possibilidades para quitar o consórcio após a contemplação, confira as vantagens de tomar essa atitude:
- Reduzir gastos com a correção de crédito
- Ficar livre das parcelas
- Deixar o bem livre de alienação
- Utilizar recursos do FGTS
Seja qual for o caso, é sempre importante consultar o seu contrato e saber quais são as políticas da administradora. Dessa forma, você analisa sua situação financeira antes de decidir se vale a pena quitar ou não o consórcio já contemplado.