De nada adianta possuir uma sala linda, uma cozinha maravilhosa ou um hall de entrada que convide a entrar se o piso da casa está defasado. Concorda? Porém, por mais que reformar a casa para vendê-la pareça ótimo, é preciso de muita força de vontade para aguentar uma reforma. Hoje vamos falar sobre pisos e possibilidades que oferecem sem levantar escombros. Selecionamos alguns materiais para mudar o piso sem fazer obras:
1. Piso Vinílico
Uma ótima maneira de reproduzir acabamentos. Existe um antes e depois quando falamos em piso de madeira desde que esse tipo de piso entrou no mercado. A princípio somente oferecia a versão adesiva (com colas especiais), mas agora também podemos encontrar com sistema de clic. É possível encontrar acabamentos com maior ou menor realismo e com mais ou menos garantia. Existem autênticas maravilhas por preços bem em conta. Em troca oferecem um acabamento muito duradouro (ideal quando existem crianças ou mascotes), resistente à umidade e ignífugo. Sua grande vantagem comparado a muitos pisos laminados é que alguns modelos podem ser usados em cozinhas ou banheiros, e devido a sua fina espessura muitas vezes não é necessário ajustar o tamanho das portas.
2. Laminados
A aparência é muito parecida com a do piso anterior. Esse tipo de piso é perfeito para apartamentos, casas e também locais comerciais, sempre que não exista problemas de umidade e o acabamento desejado seja similar ao que um piso de parquet oferece. A variedade desse material é extensa em qualidade e preço. São fáceis de instalar (na maioria das vezes contam com sistema click e são aplicados sobre uma manta), econômicos e além disso muito duradouros. É preciso ter atenção porque a grande maioria não é apta para banheiros e cozinhas, sendo assim escolha bem o produto desejado.
3. Cimento Queimado
O cimento queimado é um material totalmente em alta, que está ganhando muitos adeptos. Válido para estabelecimento, hotéis, áreas exteriores ou interiores. Um material capaz de mudar a aparência de qualquer espaço em poucas horas e com alta resistência ao desgaste. Sua aplicação requer ajuda profissional mas garantimos que, em dois dias, terá um piso novo sem retirar nenhum saco de escombro e sem quebrar um ladrilho. E se a manutenção te preocupa, pode ficar tranquilo, por ser um material sem juntas e totalmente impermeável a limpeza pode ser feita facilmente com água e sabão neutro.
4. Repaginada com pintura adequada
Claro que não são todos os pisos que podem ser renovados somente com uma mão de tinta, mas, se estiver em boas condições, é uma maneira muito econômica de mudar o visual e aguentar alguns anos mais. Dependendo do material de base sobre o qual queira pintar terá que usar um tipo de tinta ou outro. Nosso conselho é que pergunte corretamente na loja de tintas ou que consulte diretamente um bom profissional. Normalmente costumam recomendar-se a tinta epóxi depois de uma camada niveladora (para ocultar as juntas e criar o efeito de pavimento contínuo)
Lembre-se que se for pintar sobre cimento ou concreto é preciso deixar as juntas de dilatação para que a pintura não levante. Sobre pisos antigos de madeira costuma dar ótimos resultados, principalmente se a técnica é a correta e se utiliza-se um material de primeira qualidade. Não arrisque comprando qualquer tipo de tinta!
5. Piso de PVC
O mais econômico. Impermeáveis, antideslizantes, silenciosos e com um design bonito. Imitam todo tipo de acabamentos e formas e são instalados em poucas horas. Sua grande vantagem é o preço e sua simples instalação. Seu principal problema é que estragam com facilidade e são sensíveis a arranhões e abrasão. Mas com um pouco de cuidado esse tipo de piso pode oferecer um excelente resultado se a intenção é esperar para investir em um piso de maior durabilidade futuramente. Uma opção mais que interessante para casas alugadas ou de veraneio.