Deixada sempre por último ou totalmente esquecida, a lavanderia é um espaço difícil de organizar. Não é muito comum gastarmos tempo, dinheiro e energia na decoração desse ambiente. Costumeiramente, a lavandeira se torna um lugar que mantemos de portas fechadas para esconder aquela bagunça feita por produtos de limpeza e roupas.
Mas e quando o apartamento é pequeno e a lavanderia fica integrada à cozinha? O fato é que organizar e decorar a lavanderia não é um “bicho de sete cabeças” e com algumas soluções bem simples é possível deixá-la funcional, organizada e muito bonita.
1- Armários sob medida
Um dos segredos para manter tudo organizado é o armazenamento. Quando sua lavanderia tem fartura de armários multiuso, você consegue guardar tudo em seu devido lugar. Nada mais prático do que ter um lugar para cada coisa, não é mesmo?
Os armários planejados aproveitam cada “cantinho” e criam um espaço com toda funcionalidade que as atividades diária exigem. O chão livre é imprescindível para uma boa circulação, por isso escolha armários altos para guardar baldes, tábuas de passar roupas e vassouras.
Embutir sua máquina de lavar roupas, como a lava e seca, também é um boa opção para ganhar espaço e deixar sua lavanderia organizada. Aí é só decorar com alguns vasos, e pronto. Fica lindo.
2- Nichos, cabideiros e prateleiras
Esses são os curingas que não podem faltar em sua lavanderia. Além de super práticos, esses elementos compõem uma área de serviço com estilo.
Os nichos e as prateleiras ficam perfeitos em locais com pouco espaço e você pode produzir sua lavanderia com caixas e cestos para armazenar roupas e produtos de limpeza. O cabideiro é excelente para pendurar camisas, vestidos e casacos enquanto secam ou até mesmo após serem passados para não amassarem antes de guardar. Enfim, são soluções simples que facilitam muito.
3- A bancada não pode faltar
Não é só na cozinha que ela é útil. A lavanderia também precisa de uma bancada de apoio para o momento de separar, ou dobrar as roupas. Dependendo do tamanho de sua bancada, ela pode ser utilizada para passar roupas, dispensando até o uso de uma tábua de passar. Nesse caso, é mais indicado que a máquina de lavar seja com abertura frontal para que ela possa se encaixar embaixo da bancada. A área de serviço fica toda integrada, bastante funcional e organizada.
4- Ambientes integrados
Talvez o maior desafio seja integrar a lavanderia e a cozinha. Atualmente, muitos apartamentos são construídos com uma área muito reduzida para lavanderia e, por isso, é importante procurar algumas soluções criativas para demarcar essas duas áreas, como pisos, revestimentos de paredes e mobiliário.
A ideia é separar os dois ambientes de uma forma harmoniosa para que possam ganhar individualidade. Uma opção bem bacana é esconder, dentro de móveis planejados, a máquina de lavar roupas, ou criar divisórias com materiais como vidro ou MDF.
5- Procure soluções que tragam praticidade
Pensamos na decoração e organização, certo? Mas a versatilidade de uma área de serviço é fundamental. A lavanderia é lugar de lavar e passar roupas e essas atividades precisam de alguns facilitadores. Quanto mais organizada, melhor para realizar esta atividade.
Existem algumas soluções que podem ficar perfeitas em sua lavanderia. É só planejar bem e estudar com cuidado o que pode fazer com que sua lavanderia seja um espaço organizado.
O que achou da ideia de ter uma lavanderia mega organizada?