Imóveis Mobiliados x Vazios: Como escolher?

Você já deve ter percebido que muitos imóveis colocados à venda estão mobiliados, enquanto outros aparecem completamente vazios. Mas quem leva a vantagem, nesse caso? Se você está em busca de um imóvel com certeza já se deparou com dificuldades de visualizar se aquele espaço vazio ou mobiliado realmente irá caber as suas coisas – afinal, eles parecem sempre muito menores. “Ou seriam maiores”?

A verdade é que os dois podem influenciar a sua decisão de compra, logo, sua visita a eles deve ser realizada com certa cautela.

Vantagens do Imóvel Mobiliado

Em imóveis mobiliados visualizar o tamanho dos cômodos pode ser mais fácil. Às vezes, em apartamentos ou casas completamente vazias, não conseguimos, em uma primeira visita, ter muita noção do espaço disponibilizado. Sabe aquela sensação de que a sala é muito pequena quando a vemos sem móveis, mas depois que está mobiliada nos perguntamos “como é que coube tudo isso”? Pois é. Nos imóveis mobiliados essa dúvida é resolvida mais facilmente, já que podemos ver através da disposição dos móveis o potencial do espaço.

É claro que ao visitar um apartamento mobiliado você poderá ter várias ideias de decoração. O efeito é o mesmo de entrar em lojas de móveis que exibem cômodos planejados: quando você tem uma referência do que aquele espaço pode ser, fica mais fácil decidir o que você realmente quer. É neste momento, que você pode estar predisposto a tomar uma decisão – a de comprar ou não aquele imóvel.

Contudo, é importante tomar cuidado para não ser influenciado por uma decoração incompatível com suas preferências, já que a mobília disponível no momento da visita, provavelmente, não fará parte da negociação.

Vantagens do Imóvel Vazio

Como em uma ilusão de ótica, os imóveis vazios também parecem ser menores do que realmente são, mas também têm suas vantagens – e podem ser um peso importante na sua decisão de compra. Neles, é possível refletir sobre a sua própria decoração, a disposição dos móveis, ou seja, imaginar a sua casa nascendo, sem a interferência de “obstáculos” visuais. Há quem prefira avaliar imóveis vazios em função disso, principalmente em se tratando de pessoas que já têm boa parte da (ou toda a) mobília.

No fim das contas, o cenário ideal é saber visualizar o real potencial do imóvel. Ou seja, se mobiliado, imaginá-lo vazio; se vazio, imaginá-lo com a sua decoração. O importante é sempre idealizar o que você faria se o adquirisse. Você teve a sensação de que aquele é o imóvel ideal, mas está receoso de não caber toda a sua mobília? Não fique na dúvida, troque por outros móveis, ainda que isso demore um pouco, afinal, mais vale um chá de casa nova do que perder a oportunidade de comprar o que realmente te encantou.

Não se deixe levar apenas pelos imóveis ou decoração proposta: tenha em mente a sua referência, utilize o que puder dela, mas saiba enxergar a sua vida, e suas próprias coisas dentro daquele ambiente. Muitas vezes o imóvel pode até não estar bem conservado, no entanto, possui um grande potencial, no qual você precisará apenas realizar pequenas manutenções para dar o visual desejado.