Com o início do Inverno, vem sempre a necessidade de manter a casa quente. E se for possível fazê-lo sem gastar dinheiro, melhor, certo? Existem muitos truques para ajudar a manter a casa quente no inverno, como usar a ventilação certa e saber reduzir a perda de calor e potencial o isolamento. Aí vão nossas dicas:

1. Canalize o calor para onde ele é necessário
Se tem radiadores, coloque papel de alumínio entre estes e a parede. Isto vai fazer com que o calor seja refletido de volta para a divisão. Certifique-se que não está a bloquear as saídas de ar e calor dos radiadores: por muito tentador que possa ser, não coloque lá peças de roupa. Se tem uma chaminé que não usa, tenha a certeza de que está fechada; uma vez aberta, a chaminé pode sugar muito calor da casa.

2. Reduzir a perda de calor pelas janelas
Sempre que possível, levante as persianas e abra as cortinas de modo a deixar entrar a maior quantidade possível de luz solar. Pode, até, comprar persianas que são próprias para isolar a temperatura. Se tiver uma janela muito grande e quiser reduzir a perda de calor, pode fazer o seguinte truque rápido: usando fita cola, tape a janela com uma cortina de chuveiro. Deste modo, vai permitir a entrada de luz durante o dia e evitar a perda de calor.

3. Encha a casa
Os objetos retêm o calor, pelo que uma casa que tiver bastante mobília e peças de decoração será sempre mais quente e acolhedora. Se decidir avançar com uma remodelação, lembre-se ainda que as estantes com livros são o isolamento ideal para manter o calor dentro das divisões do lar.

4. Posicione a mobília de forma adequada
Não basta encher a casa. Para potenciar os resultados temos de ter alguma atenção à distribuição dos elementos. Por exemplo: encostar os móveis às paredes externas pode ser um método eficaz de preservar a temperatura no interior. Móveis de utilização frequente, como sofás, camas ou cadeiras devem ser colocados longe das zonas frias da casa e perto das paredes interiores, que absorvem mais calor.
5. Opte pelos têxteis
No que toca aos sofás, prefira versões em tecido em vez de pele, que é muito fria no inverno. Complete com almofadas em tecidos quentes, como a camurça ou veludo, e recorra também a mantas polares ou de malha. Quanto às cortinas, opte por tecidos pesados, grossos e opacos, mantendo as versões mais leves, como a organza, por baixo das anteriores.